sábado, 31 de julho de 2010

Classuda

Outro dia ouvi uma colega dizer que "mulher tem que ter classe". Fiquei chocada, porque, pra mim, a única coisa que todas as mulheres tinham que ter em comum era inteligência. Enganei-me. Depois dessa passei a reparar se todas as pessoas pensavam da mesma maneira. E constatei que sim. Como assim?! Achava que as mulheres tinham que ter personalidade, autenticidade, pensar e agir por suas próprias cabeças. Isso até que se aplica, desde que essas qualidades estejam dentro dessa forma tão admirada que é a classe. Você tem classe se espera caladinha, sorridente e pacientemente se a atendente da loja fica no telefone ao invés de te atender; se espera quietinha que o garçom demore até o final do happy hour pra trazer sua bebida; se não fala nada se o caixa do supermercado está em treinamento e leva 30 minutos pra passar um shampoo, uma blusinha e uma caixa de chocolate. Na verdade, a mulher de classe tem o tom de voz baixo, articula as palavras bem e pausadamente, movimentos leves e femininos, nunca está desarrumada e sempre cheirosa. E você só percebe o quanto isso é admirado quando é a única mulher "sem classe" da mesa. Daí, não importa o quão inteligente você seja, o quanto saiba conversar sobre todos os assuntos da rodada, ninguém te dá atenção. Se nós achamos algum dia que as ditaduras contra as mulheres tinham acabado, esse foi outro engano.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Com novos olhos

Fez-se um silêncio mortal na corte enquanto o Coelho Branco lia estes versos:

Eles falaram que você chegou perto dela
E de mim para ela falou
Ela achou que eu era um bom caráter
Mas não me deixou nadar ainda assim.


Ele deu sua palavra que não tinha sido eu
(E todos sabemos, isso é verdade)
Se ela quisesse mesmo saber
O que aconteceria com você?


Eu dei para ele um, eles lhe deram então dois,
Você para nós deu três ou mais
Eles todos devolveram os seus
Mas todos eram meus antes


Se houvesse chance de ela ou eu
Estarmos envolvidos nesse problema
Ele pediria a vocês para libertá-los
E fomos libertados.


Eu achava que era o que tinha sido
(Antes de ela dar seu estrilo)
Um obstáculo que apareceu
Entre ele, nós e aquilo.


Não o deixe ver que ela a eles tem amado
Para sempre deve ser
Um segredo, de todos mantido a parte
Entre você e eu.


sábado, 10 de julho de 2010

Como faz pra se ter disciplina? Tem curso? Tem livro de auto-ajuda? Eu tô pra ver uma coisinha difícil de se adquirir (ou aprender) como disciplina. Quando fui nascer, esqueci completamente de passar na fila pra pegar um pouco. Eu até sou bem rigorosa com horários, detesto chegar atrasada nos lugares; até que consigo guardar um segredo; mas quando a disciplina se aplica a mim, à melhora de alguns aspectos da minha vida, lasca tudo. Dieta, leitura, estudo, concentração. Para o entretenimento sou ótima, mas para a seriedade... Nem filme do Chico, nem livros de Emmanuel, nem puxão de orelha do Anjo da Guarda, nem a mais profunda necessidade foram capazes de me colocar nos trilhos da disciplina, que é o ÚNICO jeito de fazer as coisas andarem como a gente quer. Eu fico pensando nisso umas boas horas do meu dia, tenho certeza que hoje estou muito mais disciplinada do que há uns anos, mas não acho que já seja o suficiente pra alcançar meus objetivos. Vou ter que gastar mais umas horas das noites que perco o sono preparando estratégias pra me adequar à disciplina que preciso. Será que não seria melhor se eu fosse estrategista?? 


terça-feira, 6 de julho de 2010

"Ele é o Pai de todos nós..."



As pessoas escolhem as suas religiões pelos mais variados motivos. Algumas sequer tem a sorte de escolher . De qualquer maneira, a maioria delas crê em um ser superior que comanda e rege suas vidas, bem como o mundo. Absolutamente nada contra, afinal, eu também acredito em um deus. O que não me entra na cabeça, desde muito criança, é o que faz as pessoas pensarem que Deus é um ser capaz de castigar, e que comanda a Terra como um chefe ruim que está atento aos nossos erros para nos punir na primeira oportunidade. Em qual parte mesmo que dissemos que Ele é misericordioso e bom? Misericórdia e bondade em nada tem a ver com punição. “Mas os homens precisam temer algo superior, para que se corrijam!” – já ouvi uma dessa! Temer?? Que coisa horrorosa! Isso significa que os homens, sem o constante medo da punição, não podem se melhorar sozinhos. Cá pra nós, o cara que veio com essa história, tava afim era de ser o próprio Deus. Crer em Deus é pra ser uma coisa boa, um alívio, e não um fardo! Não é o ato da confissão que deve te deixar em paz com Deus, mas o fato de você reconhecer o que fez de errado, de conhecer a ti mesmo. Esse é um apoio dos mais eficientes na luta do homem contra sua natureza passível de erros e da busca constante de fazer o que é melhor, e o que é bom. Ao invés de temer o mal que existe em você, alegre-se pela santidade que poderá alcançar um dia. Deus nos fez assim, à sua imagem e semelhança, e isso quer dizer que podemos ser como Ele. Vamos tentando, né!!

terça-feira, 29 de junho de 2010

O Tempo



(...)
Alice suspirou enfastiadamente. “Eu acho que você deveria fazer coisa melhor com seu tempo”, ela disse, “ao invés de gastá-lo com charadas que não têm resposta.”
“Se você conhecesse o Tempo tão bem quanto eu conheço”, o Chapeleiro falou, “não falaria em gastá-lo como se fosse uma coisa. Ele é uma pessoa.”


sexta-feira, 25 de junho de 2010

Troca

Não adianta muito, as coisas que queremos na vida nunca são do jeitinho que planejamos. Sempre falta alguma coisa, sempre tem um ponto que deveria ser mudado. Taí uma coisa que não entendo. A gente escolhe, revê, tem a oportunidade de se engajar naquilo que é melhor e mais benéfico pra nós, mas com o tempo, aquilo passa a não ser mais tão satisfatório assim. Seja qual for o motivo, as experiências, as pessoas e os acontecimentos nos tornam mais exigentes e tudo aquilo que foi conquistado, já não é mais o suficiente. Fico pensando se todo mundo no mundo é assim também. Me sinto extremamente ingrata com a vida que tanto me dá e eu aqui, insatisfeita. Mas também acredito que não somos obrigados a aceitar as condições que qualquer um quer nos impor. As pessoas sempre nos fazem ver os esforços que ela fazem por nós, mas são incapazes de enxergar o quanto sacrificamos por eles também, como os parâmetros de sacrifício são diferentes pra cada pessoa, e isso não pode ser julgado sem antes ser bem medido. Eu acho que nasci pra ser submetida, nunca vi ter que me curvar diante de tantas vontades como eu. Em contrapartida, jamais vi alguém que sucumbisse a um pedido meu. Será que vai demorar muito? Já ta ficando chato mesmo essa espera que nunca termina, essa cadeia interminável de gente que só quer receber de mim, que só me doa alguma coisa esperando algo em troca. Ser exigente é normal, e ser exigida, provavelmente também é. Só estou começando a achar que essas duas coisas são diretamente proporcionais...


terça-feira, 22 de junho de 2010

No pain, no gain.

Parece que quando as coisas tem que acontecer, não tem jeito. O mundo conspira mesmo a favor dos acontecimentos quando você está focado, decidido e determinado. Tudo vai se encaixando tão perfeitamente, que parece brincadeira. Mas não é. O jeito (e a obrigação) é aproveitar o momento pra canalizar essas forças todas em volta da gente pra alcançar um objetivo. Aí, por mais que isso nos custe uns jogos da Copa, umas noitadas com a galera ou um tempinho a mais com a família, depois a gente olha pra isso e fala: valeu muito a pena!!! Sem sacrifício, não há ganho!! Grandes serão os benefícios!

Beijos!